Press "Enter" to skip to content

Artesanatos é tradição no Município de Goiás, fomenta o turismo e gera renda local

Compartilhe

Os artesanatos da Cidade de Goiás tem peças e objetos que remetem a cultura local, atraindo os turistas que querem levar uma lembrancinha para um amigo/familiar ou guardar de lembrança  

Na Cidade de Goiás os artesanatos estão presentes na Rua Dom Cândido( rua da Casa de Cora), Rua Moretti Foggia, Mercado Municipal, um artesanato na Rua XXI e vários no caminho para o Povoado de Areias. Há dezenas de artesanatos em todo Município de Goiás.

Conversamos com Elza de Paula, proprietária do ”Morena Artesanato”, localizado na Rua Moretti Foggia, em frente a Cruz do Anhanguera, Centro da Cidade de Goiás. Elza também é artesã e confecciona bonecas Maria Grampinho, chaveiros, pesos de porta e farricocos desde 2005.

A artesã montou o ”Morena Artesanato” em 2006, neste espaço ela vende bonecas, aventais bordados, telhas, pratos, bolsas, tapetes, camisetas, vestidos, crochês, produtos religiosos, que remetem a cultura vilaboense.

Ela relatou que somente no ”Morena Artesanato” há pinturas em pratinhos do local do Marco Zero do Estado de Goiás, inclusive esse pratinho foi entregue ao vice-governador de Goiás, Daniel Vilela por um cliente:

”O único lugar que vende o pratinho com a pintura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, do Distrito de Buenolândia é no meu artesanato. Essa pintura é feita pelo artista plástico José Divino, tenho várias peças dele em pratinho no meu artesanato.”

Muitos dos turistas que chegam na Cidade de Goiás já se deparam com artesanatos no Centro Histórico de Goiás, é uma fonte de renda para o artesão ou para o dono do artesanato, movimenta a economia local e divulga a história e cultura, que está desenhada ou estampada nos produtos do artesanato.

Elza afirma que consegue viver do artesanato e chega a obter uma renda com mais de 2 salários mínimos por mês, dependendo dos eventos como Carnaval, Semana Santa e FICA o lucro pode ser ainda maior, estas programações culturais e religiosas atraem muitos turistas de vários lugares.

”Em um mês passam até 1000 pessoas no meu artesanato, mas não são todos que compram kkkk(risos). Os turistas ficam encantados com os objetos e peças que evidenciam a nossa Cidade de Goiás, que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.”

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.