Press "Enter" to skip to content

Antes da Semana Santa, Cidade de Goiás tem calendário com manifestações culturais e religiosas

Compartilhe

Procissões, posses de novos membros da irmandade dos passos e missa celebrativa marcaram a quaresma na Cidade de Goiás, que vem de influencia portuguesa e espanhola

Após as missas de quarta-feira de cinzas, que neste ano a foi em 14 de março, a Cidade de Goiás celebra as tradições religiosas e culturais da quaresma, faz parte do calendário como as celebrações das Semanas dos Passos e das Dores há quase 300 anos, trazida pelos portugueses.

A Semana dos Passos começou na segunda-feira (11/03) e encerrou no sábado (16/03), é marcada pela Procissão do Depósito, a maioria das missas acontecem na Igreja São Francisco de Paula.

Na sexta-feira da Semana dos Passos (15/03), às 19h, aconteceu a admissão de novos irmãos/ membros da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, a missa foi presidida pelo Emérito Dom Eugênio e pelo Padre Augusto. “Sempre as admissões dos novos irmãos aconteceram na sexta-feira dos passos, duas semanas que antecedem a Semana Santa.

No sábado (16/03), aconteceu a comunhão dos irmãos e lançamento do jubileu dos 280 anos da Irmandade dos Passos, às 7h. No mesmo dia, às 19h, foi realizada a Procissão do Depósito

A Semana das Dores é marcada pelas dores de Jesus, começou no domingo (17/03) e vai até na sexta-feira (22/03), é nesta semana que acontecem três procissões:

Domingo (17/03) Procissão do Encontro às 18h e 18h30min

Domingo (18/03) Procissão da Transladação às 19h

Sexta-feira (22/03) Procissão das Dores às 19h

 

Veja o significado de cada procissão, a estrutura e o percurso:

A Procissão do Depósito é realizada pela Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, os irmãos levam a imagem do Senhor dos Passos para outra igreja:

‘’O senhor dos Passos saí da Camarinha de São Francisco de Paula e Pernoita na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, chamamos na Cidade de Goiás o pouso do Senhor dos Passos. A imagem é levada em Baldaquim roxo, uma espécie de altar de seda, que representa o Monte das Oliveiras.’’, conta Dr. Professor Rafael Lino Rosa, membro da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Doutor em Ciências da Religião.

A Procissão do Encontro, como o próprio nome já diz é encontro de Maria com Jesus. A saída com a imagem do Senhor Bom Jesus do Passos saiu às 18h para a Procissão, as 18h30min aconteceu a missa no Jardim do Palácio Conde dos Arcos, logo após, a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu para Procissão do Encontro.

No percurso a Procissão contornou todo o largo do Chafariz, desceu a Rua da Igreja da Boa Morte, no percurso tradicional, as imagens entrariam na Catedral de Sant’Ana, porém a Matriz está em reforma, sendo assim a Procissão parou na Igreja do Rosário.

‘’Ela não é descrita nos evangelhos, mas a piedade popular criou que Nossa Senhora e Jesus encontrassem neste momento de dor.’’, diz Dr. Rafael Lino Rosa

A Procissão das Transladação acontece após a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a imagem do Senhor do Passos foi levada para a casa da Igreja de São Francisco de Paula.

A Procissão das Dores faz os mesmos caminhos onde aconteceu os sofrimentos de Jesus, segundo Guilherme Veiga Siqueira, membro da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, descreveu o percurso completo:

”Saída do Rosário: Rua Eugênio Jardim, Rua do Carmo, Rua Joaquim Guedes de Amorim, Rua 13 de maio, Rua Moretti Foggia, Praça do Coreto, Rua Luiz do Couto, porta do Museu das Bandeiras, Beco da Água Férrea, Rua Félix de Bulhões, novamente a praça do coreto, ponte da Lapa, Rua Dom Cândido, praça Desembargador Alves de Castro, Santuário do Rosário

Imagens

A imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos como muitos pensam não foi esculpida por Veiga Vale, ela veio da Bahia em 1745, Veiga Valle reformou a imagem entre às décadas de 1850 e 1870, ele criou a imagem de Nossa Senhora das Dores com base na escultura do Senhor Bom Jesus dos Passos.

O Canto dos Motetos

O Canto dos Motetos está presente nas procissões da Semana dos Passos e das Dores, as peças Polifônicas foram retiradas dos evangelhos da Bíblia, frases ditas por Jesus em sua paixão, compostas por Basílio Martins Braga Serra Dourada e selecionadas por Cônego José Irias Xavier Serra Dourada.

‘’Os Motetos do Senhor Bom Jesus dos Passos foram cantadas pela primeira vez em 07 de março de 1836, na Igreja de Sant’Ana, já os Motetos das Dores foram cantadas em 10 de abril de 1856, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, que nesta época figurava como Catedral.

Motetos dos Passos

1-Adoremos

2-Pater

3-Bajulans

4-Exeamus

5-Angria

6-O Vós Ommes

7-Filae

8-Domine

9-Salvator-Mundi

Motetos das Dores

1-Dolores

2-Stabat Mater

3-Virgo Virginum

4- Ó vos ommes

5-Factum Est

6-Dilectus meus

7-Quis Tibi

8- Intenderunt argum

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fontes: Dr. Rafael Lino Rosa e Guilherme Veiga Siqueira

Fotos da admissão de irmãos da Irmandade por Higor César

Fotos do Jubileu de 280 anos, da capa, e do deposito por Matheus Nunes

Fotos da Procissão do Encontro por André Albuquerque 

Fotos da Procissão das Dores e da Transladação de 2023- por Patrícia Mousinho

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.