A reunião presencial foi realizada dia 17 de novembro de 2021, estava prevista para iniciar as 19:00 horas na Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha, mas com a forte chuva o encontro começou por volta das 19:40 min e término as 22:00 horas. Por problemas técnicos não aconteceu a transmissão virtual, via plataforma Meet dessa reunião. A reunião contou 31 pessoas presentes.
Na abertura, a presença de Claudio Leite de Brito, bisneto de Honório Dias da Silva, autor dos recortados do século XIX da Barra, abriu com a música autoral de seu ancestral: Rio Vermelho, acompanhado da presidente da AMDBGO, eles acolheram a todos com um trecho da música típica de mutirão e treição sertanejas daquele lugar. Neste momento houve a homenagem aos sertanejos de Buenolândia que os precederam: Sr Inocêncio, D. Antônia, Néia, Eládio, Nica e Dona Francisca.
A presidente da Associação Clarice Cardoso Leite Silva, a vice-presidente Leovane (Vaninha) Raimunda e a Professora doutoranda Luciana Helena Alves da Silva da Universidade Federal de Goiás-UFG, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Goiás apresentaram as pautas relativas a essa reunião.
Foram apresentadas as ações da AMDBGO durante o primeiro ano da gestão (2020-2024), onde atuou nos eixos: administrativo, cultural, representativo institucional, apoio à pesquisa e na parceria público privada. Na sequência foi proposto o planejamento para 2022, e as pautas foram:
Apresentação das datas das próximas reuniões da Associação de Moradores do Distrito de Buenolândia, a comunidade presente decidiu pela proposta para o dia das reuniões da Associação, toda primeira sexta-feira de cada mês.
Apresentação da diretoria da Associação à comunidade, a AMDBGO composta por 12 membros, os quais seis estavam presentes: Clarice (presidente), Vaninha (vice-presidente), Fabino (segunda tesouraria), Sabino (conselho fiscal titular), Romildo (conselho fiscal suplente) e Ramos (conselho fiscal suplente).
Apresentação dos projetos e parceiros da Associação em andamento:
a) “Terras da Santa”, projeto em parceria público privado entre a Associação, UFG, Sindicato Extrativista de Mineração de Goiás e DF, Grupo Pirineus, GLP Incorporadora, Prefeitura de Goiás (Decreto 76/2021) e Estado de Goiás. O arquiteto e urbanista Renato Rocha – representante da Secretaria de Turismo do Estado de Goiás, Renato esteve por videoconferência falando sobre o projeto e ouvindo a comunidade presente. Encaminhamento: O projeto foi aprovado pela maioria dos presentes. É necessário buscar a regularização fundiária junto aos órgãos gestores para a implantação do projeto já com a limitação destas áreas de uso específico de interesse cultural e de patrimônio.
b) A vice-presidente da Associação, Vaninha falou sobre os Ofícios levados à Prefeitura Municipal de Goiás. Encaminhamento: Buscar parcerias para contrapartida junto aos eventos que ocorrem em Buenolândia.
c) Sebastião Santos e Natanael Gomes falaram sobre a emenda do Deputado Lucas Calil destinado a Distrito de Buenolândia, para levar uma ambulância que deve ficar 24 horas a disposição da população da comunidade. Encaminhamento: O projeto foi aprovado pela maioria dos presentes.
d) a Professora Luciana Helena falou sobre o núcleo da Universidade Federal de Goiás, que tem o lançamento da pedra fundamental marcado para 13 de dezembro de 2021, às 15 horas, com a presença do reitor Edward Madureira Brasil.
Todos informes e as pautas foram discutidos com os moradores que estavam presentes nessa reunião e direcionados os encaminhamentos.
Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa
Fonte: Associação de Moradores do Distrito de Buenolândia-Goiás (AMDBGO)
Comments are closed.