A ação de plantio de árvores e restauração da sede do Instituto Bertan Fleury é para reflorestar a área da chácara Dona Sinhá, no Instituto Bertran Fleury, onde ocorreu um incêndio criminoso. A ação acontece dia 18 de dezembro, a partir das 8h
Conversamos com a coordenadora deste projeto e vice presidente do Instituto Bertran Fleury, Graça Fleury Curado. Ela respondeu algumas perguntas sobre esta ação, em que o Instituto Bertran Fleury realiza:
Como surgiu a ideia de fazer essa ação?
– A ideia surgiu de um grupo de pessoas, lideradas por Elder Rocha Lima, que infelizmente veio a falecer em 25 de outubro deste ano. Ele era o presidente do Instituto Bertran Fleury.
Quando surgiu essa ideia ?
– A chácara administrada pelo Instituto Bertran Fleury sofreu um incêndio criminoso em 10 de setembro, a partir daí foi sendo pensado a reconstituição da vegetação desse local.
Quais entidades e instituições são parceiras desta ação ?
– São muitas: O Projeto Abrace o Rio Vermelho, Gwatá – Águas do Cerrado, Virada Ambiental, Observatório de Politicas Socioambientais do Estado de Goiás, Plantadores de Água, Instituto Santa Dica, Flor Estrela, Instituto Unimed, Coletivo Ideias Urbanas e a Imprensa Criativa que está ajudando na divulgação.
Qual o local que deve acontecer a ação de plantio e restauração ?
– A chácara que vai receber o plantio de árvores, está localizada na sede do Instituto Bertran, como disse acima. Rua Padre Arnaldo, N° 13, centro da cidade de Goiás.
Qual a data e horário?
– Nossa ação começará às 8h, do dia 18 de dezembro, próxima quarta-feira. É certo que algumas pessoas não conseguem chegar no horário de inicio, mas vamos começar pontualmente o plantio.
Como funciona a ação deste projeto?
– Os buracos para receber as plantas já foram feitos. No dia, as pessoas vão chegando e recebendo as mudas para o plantio, todo mundo vai por a mão na terra. Neste plantio vamos colocar o composto que é feito aqui na própria chácara, através de uma composteira que trata os resíduos orgânicos que são restos de alimentos de alguns restaurantes da cidade que são trazidos pra a chácara e aqui são tratados por 2 funcionários. Até o presente momento os donos dos restaurantes não tem nenhuma despesa. Isto é uma ação que todos poderiam ter em suas casas que tenham quintal, pois diminuiria o chorume no lixão da cidade, melhorando as águas do lençol freático.
A Chácara tem outras atividades de sustentabilidade? Sim!!! São várias atividades de sustentabilidade, exemplo: A água que utilizamos vem das chuvas que caem nas calhas, é encanada em depósitos de 15 a 68 mil litros, dependendo dos telhados que captam a água das chuvas. Outra atividade é a separação do lixo, o reuso das águas cinzas de 2 casas (águas cinzas são as águas provenientes da máquina e do tanque de lavar roupas, dos chuveiros, das pias dos banheiros e da pia da cozinha que vão passar por 3 filtros e vão ser usadas para aguar as plantas no tempo da seca ou retornam para a natureza de forma adequada.
Quais outras atividades terão no dia 18 de dezembro, próxima quarta feira?
– Teremos a confecção do chapéu chinês, utilizando caixas de leite ou suco tetraplac. Estes chapéus são para que as formigas não possam cortar as mudas.
Os voluntários que veem de diversos lugares serão encaminhados para as atividades acima.
Quais tipos de mudas que serão plantadas?
– Serão plantadas mudas do Cerrado, tais como: ipês, genipapo, mutamba, jatobá e outras….. 3 pés de pau Brasil, que não é uma planta típica do Cerrado, mas que teremos plantadas na chácara para mostrar para todos que aqui visitam a madeira que dá nome ao nosso país.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.