Press "Enter" to skip to content

A vilaboense Anamar representou a regional Centro-Oeste, como ministra catequista, na Basílica de Aparecida do Norte

Compartilhe

O evento fez parte do 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e foi celebrado pela primeira vez no Brasil a Instituição de Ministros Catequistas

No sábado (13/04), às 7h, 19 ministros catequistas de todo Brasil, receberam o título de Ministros Catequistas, cada um/uma representou uma regional. Anamar Ferreira Arrais Silva representou a Regional Centro-Oeste, dentro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte

Anamar é catequista há 18 anos, na Paróquia de Santa Rita de Cássia da Cidade de Goiás foi coordenadora paroquial, também foi coordenadora da regional Centro-Oeste e diocesano e fez parte da Comissão Nacional dos Catequistas.

Ela recebeu o convite no inicio de março de 2024, para integrar o Ministério dos Catequistas do Centro Oeste, que inclui o Estado de Goiás e o Distrito Federal. Esse ministério foi instituído pelo Papa Francisco, documento criado em 2021, chamado ‘’Motu Próprio Antiquum Ministerium’’.

 A ministra catequista da Regional Centro-Oeste explica que:

‘’12 dioceses, sendo 2 arquidioceses (Brasília e Goiânia) e o ordinário militar (grupo de militares aposentados e seus familiares que tem um gripo de oração e vivencia com sede em Brasília ) compõe a Regional Centro-Oeste.’’

Os catequistas participaram da celebração, presidida pelo presidente da CNBB, o Bispo Dom Leomar Antônio Brustoli. O primeiro ato foi chamar os ministros pelo nome, eles/elas responderam ‘’eis-me aqui’’, no segundo ato os ministros foram apresentados a comunidade presente na Basílica.

O terceiro ato aconteceu na hora da homilia, foi a entrega da cruz para cada um dos 19 catequistas, que simboliza o amor de Cristo, um dos símbolos dos catequistas.

No último ato da Celebração, o Bispo da Diocese de Goiás, Dom Jeová Elias entregou uma bíblia para Anamar. Cada um dos 19 ministros catequistas recebeu do Bispo de sua Diocese oriunda, uma bíblia.

Perguntamos para Anamar Arrais qual o sentimento naquele momento:

‘’Gratidão, desde quando os bispos me escolheram, em março. Tem horas que nem acredito, é um sonho ser reconhecida e valorizada. Sou catequista e apaixonada no que faço.’’

Celebração de envio

Na quinta-feira (11/04) que antecedeu a ida de Anamar a Aparecida do Norte, a comunidade da Paróquia de Santa Rita de Cássia fez uma celebração de envio no final da missa, presidida pelo Padre Denis, ela recebeu também orações dos fieis presentes.

‘’Fui em nome da minha comunidade, que é a minha base, onde exerço a minha ação catequista, meu ministério é exercido ali, foi um momento de fé e gratidão por receber a celebração de envio.’’, diz Anamar.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos na Basílica de Aparecida do Norte- Victória Holzbach

Foto na Paróquia de Santa Rita de Cássia- Anamar Ferreira Arrais Silva

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.