Press "Enter" to skip to content

A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos da cidade de Goiás comemora 280 anos

Compartilhe

A entidade é responsável pela missas, procissões quaresmais, Canto dos Motetos e boa parte das festividades da Semana Santa

A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos foi criada em 1745 pelo padre espanhol, Padre João Perestrelo Vasconcelos Espíndola, Ela nasce para organizar a Semana Santa na cidade de Goiás.
Na sexta-feira(04/04), aconteceu a missa na Igreja de São Francisco de Paula, sede da Irmandade, ás 19h, com a entrada de novos 11 irmãos na Irmandade dos Passos, em seguida o prefeito de Goiás sancionou a lei que declara a Irmandade como como Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial do Município de Goiás. Propositura do vereador Tizil, aprovado na Câmara no dia 6 de fevereiro deste ano.
No sábado (05/04), ás 7h, aconteceu a missa na sede da Irmandade, presidida pelo Bispo Dom Jeová Elias, é conhecida por ser a comunhão geral dos irmãos da Irmandade. No final da missa teve o café da manhã e a entrega da galeria dos ex-provedores, marcando a data 280 anos, sempre comemorando no Sábado de Passos.
“Não tinha data, não tem nenhum documento deixado para comprovar a data. Quando eu entrei na Irmandade em 2022 nós discutimos de ter uma data e todo sábado de passos ser a aniversário da Irmandade.”, explica o provedor da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Leonnardo Vinícius Campello.
Procissões:
Semana dos Passos
A primeira Procissão foi a do Deposito, que aconteceu no sábado(05/04) ás 19h, que sempre acontece no sábado de Passos, onde a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos sai da Igreja de São Francisco de Paula, sede da Irmandade até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Semana das Dores
A Procissão do Encontro tem esse nome pelo fato do encontro das imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, a procissão esse ano aconteceu no domingo(06/04).
Na Procissão da Transladação a imagem do Senhor dos Passos volta para a Igreja de São Francisco, saindo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, aconteceu na segunda-feira(07/04).
Na sexta-feira(11/04), A Procissão de Nossa Senhora das Dores: a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, voltando pro mesmo local.
Curiosidades:
A irmandade foi idealizadora da Procissão do Fogaréu, até a fundação da OVAT.
As imagens dos santos e santas são cobertos durante a quaresma com um pano roxo, segundo a tradição quaresmal é para não ver a dor do nosso Senhor 
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa na cidade de Goiás
Fotos- Higor César, Heber Rezende e e Liemer Vidigal

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.