https://www.instagram.com/p/Ck86Vm3uRz-/
Na noite desta sexta-feira(18/11), a partir das 23h, na caixa econômica federal será realizado o Exercício Simulado de Plano de Defesa contra ataque a instituição financeira, pelo 1º Batalhão da Policia Militar/4º Comando Regional da Policia Militar da cidade de Goiás, o Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás conversou com o Tenente Coronel Aparecido Alves de Oliveira, comandante do 1º BPM, que respondeu as perguntas sobre essa simulação
Qual objetivo desta ação de simulação ?
-Objetivando a padronização das ações policiais, preparando o efetivo para pronta reação, quando em situações de eventos críticos, tais como roubo a instituições financeiras por quadrilhas ou bando, crise com reféns, crise com criminosos confinados ou em fuga, ocorrências de vulto que demandem ações coordenadas com necessidade de reforços de unidades especializadas. O objetivo principal das simulações é a antecipação de estratégias para atuar em possíveis ocorrências críticas. Ao final do exercício proposto, serão analisados os comportamentos dos militares envolvidos, com intuito de absorver o máximo de ensinamento, objetivando melhorar cada vez mais a forma de atuação para garantir a proteção necessária que a sociedade merece.
Quais são as ações ?
-As ações policiais serão pautadas em táticas e estratégias, que possibilitará a obtenção de resultados menos danosos para a sociedade, possibilitando ações rápidas, contra atos de criminosos que venham a se aventurar nos 04 (quatro) municípios da área do 1º BPM (Goiás, Faina, Matrinchã e Itapirapuã), atentando contra a ordem pública, praticando ataques a instituições financeiras seja na modalidade “sapatinho” ou até na prática de atos terroristas do chamado “novo cangaço” e domínio das cidades.
Qual a importância desse preparo ?
-O preparo técnico profissional dos Policiais Militares, faz-se necessário em razão de que as ocorrências contra instituições financeiras têm sido praticadas por bandos criminosos que aterrorizam a população onde ocorrem essas ações. Os treinamentos em forma de simulados a ataques às instituições financeiras ou base de valores, servem para treinar o efetivo, dificultar as ações criminosas, aperfeiçoar a tropa de modo geral, quer seja no tempo de resposta, observação dos possíveis locais de fugas, conhecimento prático das dificuldades encontradas em ocorrências complexas.
É importante esse exercício simulado para melhorar a atuação da segurança pública neste aspecto ?
-Há de ressaltar a importância da submissão dos profissionais de segurança pública a situações de adrenalina que exigem uma resposta mais firme, como também a possibilidade de integração com outros órgãos de segurança do Estado, melhorando a prestação de serviço à população.
O local que ocorre a simulação será isolado?
-Sim. O perímetro utilizado para o exercício simulado, será isolado em uma distância segura, em razão de que o treinamento, terá a mesma seriedade e comprometimento de uma ocorrência real, com explosões de bombas e tiros de festins, devendo permanecer na área delimitada apenas os profissionais de segurança pública.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.