Press "Enter" to skip to content

PROJETO DA III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE SENADOR CANEDO – GOIÁS

Compartilhe

PROJETO DA III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE SENADOR CANEDO – GOIÁS

Prefeitura Municipal de Senador Canedo

Prefeito: Fernando Pellozo

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

Secretária: Simone Assis de Oliveira

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir

Presidente: Robson Santos de Moura

Comissão Organizadora da III Conferência

Luiz Antônio Morais Couto (Aldama)

Alessia Cristina Pereira

Lucilene Vitório Rodrigues

João Bosco Mendes

Maria Carmelita Gomes Ferreira

Ernestina Ferreira de Souza (Tina)

Martim Wanderson Teixeira – coordenador

Robson Santos de Moura

Secretaria Executiva do Compir

Júlia de Souza Moreira Cardoso

Senador Canedo, 19 de janeiro de 2022

  1. APRESENTAÇÃO

O presente documento tem por finalidade organizar o processo conferencial de promoção da igualdade racial que se instala a partir da deliberação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir conforme a Resolução nº 03/2021, que designou a Comissão Organizadora e o Decreto nº 288, de 18 de janeiro de 2022 que nomeou a mesma Comissão, bem como a Resolução nº 01/2022-COMPIR, de 07 de janeiro de 2022 que Convocou a III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial de Senador Canedo.

A conferência está prevista para o dia 10 de fevereiro de 2022, das 8h às 12h e das 13h e 30min às 18h, em formato virtual, por meio da internet via Sistema Web Streamyard (plataforma de transmissão ao vivo em multi telas), com transmissão ao vivo para Facebook e Youtube, com a temática “Enfrentamento ao racismo e à formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, o evento pretende reunir representantes de entidades, trabalhadores, estudantes e comunidade em geral de Senador Canedo, que terá como convidados os municípios de Caldazinha, Bela Vista e Bonfinópolis.

O início está previsto para as 8h, com o credenciamento dos participantes, em seguida será feita a abertura, a apresentação cultural, o pronunciamento das autoridades, depois será feita as apresentações dos avanços e desafios do departamento de igualdade racial de cada município, posteriormente será proferida a palestra magna e o debate. No período vespertino serão votadas as propostas elencadas durante as miniconferências e rodas de conversas, bem como a escolha dos delegados para participarem da conferência estadual.

O evento será presidido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Semasc e pelo presidente do Compir, sendo este um importante espaço de discussão e promoção de ações relacionadas à igualdade racial em âmbito intermunicipal.

Devido o momento em que o País se encontra, em situação de calamidade pública causada pela proliferação do Corona Vírus, levando à restrição de participação em eventos presenciais, é que foi apresentada a alternativa da participação da comunidade seja pela viabilização de meios tecnológicos que oportunizem a participação virtual, respeitando assim, as orientações dos órgãos da Saúde.

  1. INTRODUÇÃO

A conferência de promoção da igualdade racial constitui-se em um espaço democrático de construção social e participação popular, que tem por efeito averiguar a implementação das políticas públicas destinadas à população negra e a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica, conforme prevê o Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.

A realização da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial está ancorada na Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 204, inciso II que versa: “As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes (…) participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis”.

Considerando que toda construção coletiva tem seus desafios, organizar espaços de participação social é uma tarefa que exige a oferta de possibilidades e a criação de estratégias de modo a viabilizar a participação efetiva da população, sobretudo neste momento em que o País vivencia grandes desafios decorrentes da Pandemia estabelecida pela proliferação do Corona Vírus, serão propostas formas de alcançarmos os objetivos ora propostos, especialmente por meio de planejamento e articulação na Gestão.

Destarte, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir, em reunião extraordinária realizada no dia 21 de dezembro do corrente ano deliberou pela realização da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema: “Enfrentamento ao racismo e às formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

Até o presente momento, estamos aguardando deferimento do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, acerca das orientações sobre os grupos de trabalhos, as deliberações e a quantidade de candidatos para estarem participando da Conferência Estadual.

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo da Conferência é averiguar a implementação das políticas públicas destinadas à população negra e a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica, bem como propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural. A conferência busca ainda ampliar os processos de controle social sobre as políticas públicas.

    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa;

II – promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais;

III – fortalecer as ações relacionadas ao gozo de direitos e à promoção da igualdade de oportunidades para a população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais;

IV – fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, por meio da descentralização das políticas públicas junto aos Estados, ao Distrito Federal, aos municípios, à sociedade civil e às empresas; e

V – fortalecer a implementação dos tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário, relacionados aos direitos da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais.

4. META

a) Mobilizar a população de Senador Canedo e os municípios vizinhos, como forma de divulgação e chamamento para participar da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial;

b) Realizar a III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, com a participação virtual de até 150 (cento e cinquenta) pessoas.

5. PÚBLICO ALVO

É considerado público alvo para participar da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial:

  1. População Negra;

  2. Povos e Comunidades Tradicionais;

  3. Povos Quilombolas;

  4. Povos Ciganos;

  5. Povos de Terreiros;

  6. Povos Indígenas;

  7. Trabalhadores da assistência social;

  8. Representantes de organizações da sociedade civil;

i) conselheiros do Compir, bem como demais conselhos de direitos e políticas públicas;

j) trabalhadores de outras políticas públicas;

k) poder legislativo e Ministério Público;

l) outras pessoas interessadas em contribuir para a promoção da igualdade racial, no município.

6. METODOLOGIA

Para a realização da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial serão seguidas as orientações advindas dos Conselhos Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial sendo da maior importância a participação da gestão pública municipal no que tange ao apoio técnico, assim como também na disponibilização de recursos financeiros.

Quanto ao processo metodológico, foi instituída por meio da Resolução nº 03/2021, de 06 de dezembro de 2021, a Comissão Organizadora, composta por conselheiros e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS que juntamente com a Secretaria Executiva dos Conselhos fará os encaminhamentos e tomará as providências necessárias para o êxito da Conferência.

6.1. Ações/Atividades: Providências a serem tomadas.

Ordem

Ação/Atividade

Responsável

Prazo

01

Elaboração das Resoluções de deliberação da Conferência e constituição da comissão Organizadora

Júlia

06/12/2021

02

Providências para a elaboração do Decreto Prefeito nomeando a Comissão

Júlia

21/12/2021

03

Encaminhar a Minuta do Decreto de Nomeação para a PGM

Júlia

22/12/2021

04

Publicar a Resolução que convoca a III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial nos veículos de comunicação em massa.

Júlia

07/01/2022

05

Elaboração do projeto direcionador da Conferência

Comissão

20/12/2021

06

Apresentação do projeto à Gestora da Pasta de Assistência Social

Comissão

04/01/2022

07

Estabelecer contatos para a divulgação da Conferência

Comissão

10 a 14/01/2022

08

Reunião com os profissionais para sensibilização e envolvimento no processo da conferência como todo.

Comissão

21/01/2022

Às 15h

09

Elaboração de material didático (Ficha de Inscrição, Frequência) a ser utilizado Conferência, incluindo, Release e Regimento da Conferência.

Comissão

Até 29/01/2022

10

Definição de palestrantes

Comissão

Até dia 21/01/2022

11

Encaminhamento de solicitação de compra de materiais e serviços para a Conferência

Júlia

30 dias antes do evento

12

Orientação e acompanhamento da organização do espaço físico da Conferência

Comissão

Antes, durante e depois do evento

13

Divulgação e convite

Comissão

07/01/2022 a 09/02/2022

14

Realização das 4 mini conferências em Senador Canedo e de cada município na sua localidade

Comissão

Data: 27/01/2022

Horário: 19h

Local: Residência Pai Ted – Vila São Sebastião

Responsável pela mobilização: Lucilene

Tema: Enfrentamento à intolerância religiosa.

Data: 28/01/2022

Horário: 19h

Local: Praça CEU Jardim das Oliveiras:

Responsável: Lucilene

Tema: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural.

Data: 01/02/2022

Horário: 19h

Local: Igreja Católica da Vila Galvão

Responsável: Lucilene

Tema: Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios.

Data: 04/02/2022

Horário: 19h

Local: Residência da Carmelita no Conjunto Uirapuru

Responsável pela mobilização: Lucilene

Tema: Desenvolvimento da Igualdade étnico-racial e étnico cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

15

Sistematização dos relatórios das Conferências

Júlia

Até dia 28/01/2022

16

Acompanhamento do processo de compras de materiais e serviços

Júlia

Até o dia 04/02/2022

17

Elaboração de ofícios e convites para as autoridades

Júlia

Até dia 04/02/2022

18

Ofícios para solicitar interpretes de Libras

Júlia

Até 28/01/2022

19

Reunião para orientação à equipe que vai auxiliar no dia da Conferência

Comissão

28/01/2022

20

Orientação aos profissionais dos serviços de alimentação e ASG

Comissão

28/01/2022

21

Convites para os palestrantes e para a apresentação cultural

Comissão

Até dia 14/01/2022

22

Organização das pastas

Equipe SE

Até dia 04/02/2022

23

Publicar o Regimento Interno

SECDH

Até 24h antes do evento

24

Realização da III Conferência

Comissão

10/02/2022

25

Coordenação dos profissionais de apoio nos grupos de trabalho na Conferência

Comissão

Nas miniconferências

26

Coordenação do processo de sistematização das deliberações da Conferência – na plenária

Comissão

28/01/2022

27

Condução do processo de escolha de delegados para a Conferência Estadual

Comissão

10/02/2022

28

Elaboração do Relatório Final da III Conferência

Comissão

Ver data com o Estado

29

Lançamento do Relatório no sistema do Estado.

Júlia

Idem

Importante ressaltar que aos responsáveis das ações caberá convidar outros profissionais e/ou conselheiros para a execução das ações assumidas, de modo a não os sobrecarregar e obter os resultados pretendidos.

7. RECURSOS

 

Especificação

Recursos Humanos Externos

Descrição

Unidade

Qtd.

Secretarias

Função

Palestrantes

Pessoa

04

A definir

Miniconferências

Palestrantes

Pessoa

02

A definir

Conferência

 

Especificação

Recursos Humanos da Prefeitura

Descrição

Unidade

Qtd.

Secretarias

Função

Administrativo

Servidor

04

SECDH

Apoio do evento

Comissão

Pessoas

08

Paritária

Responsável pelo o evento

Locutor

Servidor

01

Comunicação

Locução na abertura e encerramento do evento

 

7.2 Recursos Financeiros

O recurso financeiro será proveniente do Fundo Municipal de Assistência Social.

7.3 Recursos Humanos

O provimento de recursos humanos será constituído dos trabalhadores e conselheiros do Compir, a título de colaboração.

8. AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do processo de preparação da Conferência, bem como durante e depois com o objetivo de possibilitar o realinhamento de estratégias, metodologias usadas caso haja necessidade diante da percepção de algum fator dificultador.

Será elaborada ficha de avaliação a ser utilizada no dia da realização da III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial para o registro de observações, sugestões e a avaliação formal a ser utilizada futuramente nas demais Conferências.

Senador Canedo, 19 de janeiro de 2022

ROBSON SANTOS DE MOURA

Presidente
Resolução nº 01/2021-Compir

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.