Gravado em Salto de Pirapora -2018, resultado de um projeto de workshop de audiovisual realizado pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Sinopse:
“Cartas da Loucura” é um documentário experimental, baseado em cartas de ex- pacientes do sistema Manicomial da cidade de Capela do Alto/SP. Todas as representações simbólicas dos surtos, daquilo que chamamos “loucura”, são executadas pelos próprios ex-pacientes autores das cartas, em uma linguagem expressionista.
A ideia do filme surge durante os primeiros encontros entre o grupo responsável pelo projeto, e uma das participantes, ligada ao CAPS de Salto de Pirapora, falando sobre seu dia a dia no tratamento e manutenção dos pacientes oriundos do sistema manicomial, citou as referidas cartas escritas por alguns dos atendidos, onde cada um deles, descrevia sua história e principalmente sobre seus surtos e sobre sua doença, sob um olhar pessoal de quem é portador de quadros de doença mental. Nas descrições de seus piores surtos e de como isso se desenvolveu no decorrer dos anos e principalmente sobre o que eles sentiam durante esse período, é o ponto de partida de todo trabalho.
“No curta abordamos de forma simbólica e representativa, com os próprios ex pacientes que são os protagonistas do filme, a recriar seus surtos descritos nas cartas, e trazer o espectador durante a projeção, ao universo sombrio de quem sofre com as doenças psicológicas, levando-os a uma reflexão de como é conviver com a doença no seu dia a dia e trazer também uma maior compreensão sobre as dificuldades passadas por essas pessoas, e como isso afeta não só a vida delas, mas de todos ao redor. E através dessa reflexão, suscitar o debate sobre a situação dos portadores de doenças psíquicas e seu lugar na sociedade, buscando o respeito e tratamento dignos do nosso sistema de saúde”. Esclarece o Cineasta.
Be First to Comment