A lua está em todas religiões, no sagrado. É um símbolo que está presente em todas as culturas, no imaginário popular e no lúdico
Na música a lua é convidativa para o amor ou para decepção, sem contar que esse satélite natural da Terra é estudado em diversas ciências: Astronomia, agricultura, nos saberes populares e etc.
A lua exerce uma influencia sobre a Terra através da força gravitacional e da luz, refletida do Sol.
No Município de Goiás a Lua está presente no saberes populares, na agricultura, na música e nos romances.
Música
Todo sábado de Lua Cheia, acontece durante a noite a Serenata “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, saindo do Santuário de Nossa Senhora do Rosário e percorrendo algumas ruas do Centro Histórico de Goiás.
Agricultura
Para a plantação segundo a Sra. Benedita Antônia Moraes Brito, que nasceu e se criou no campo é a Lua Minguante, ela e sua família plantava arroz, feijão, milho e mandioca nesta Lua e colhia também nesta Lua. Não é comprovado cientificamente que a Lua exerce influência no plantio, mas o saber popular nunca errou.
Romance a luz da lua
Em vários pontos turísticos de Goiás, muito casais apaixonados se encontraram para namorar a luz da Lua, seja nova, minguante, crescente e cheia. Qual casal que não esteve no Mirante da Santa Bárbara, na Praça do Chafariz, no Parque da Carioca, Praça do Coreto e na Praça de Eventos, vendo a Lua e fazendo planos?
Saberes Populares
Segundo a vice-presidente da Associação Quilombola do Alto Santana-AQAS, Fernanda Farias de Souza conta que aprendeu com a mãe que:
“Para cortar o cabelo tem que ser na passagem da Lua minguante para a Lua crescente, ou cheia. No outro dia que passou, você vai e corta, desta forma seu cabelo cresce mais rápido.”
Também não é comprovado cientificamente que a Lua em suas fases influencia no crescimento, maciez e brilho do cabelo, mas essa crença popular é passada de geração em geração que sempre da certo.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Foto da internet
Comments are closed.