Press "Enter" to skip to content

Doce de Cajuzinho do Cerrado-Coluna Cantinho da Culinária Goiana por Rafael Lino Rosa

Compartilhe

Eu, Rafael Lino Rosa trago uma receita de doce de Cajuzinho do Cerrado de minha autoria, nesses meses de setembro a novembro é época da colheita do nosso cajuzinho

Veja a receita abaixo:
Pegue uma bacia de cajuzinhos sem careta e lavados, com um garfo fure os cajuzinhos, esprema com a mão, tire o suco e guarde.

No outro dia pela manhã, com os cajuzinhos espremidos, coloque em um tacho de cobre com meio kg de açúcar, um litro de água, alguns cravos da índia e ferva. Desligue.

A tarde, termine de fazer o doce, coloque mais meio Kg de açúcar e deixe cozinhar até engrossar.
Guarde em compoteiras ou vidros higienizados.

Obs: O caldo espremido retirado dos cajuzinhos, pode ser servido com água gelada e adoçado a gosto. A calda do doce também pode ser servida com água gelada (não precisando adoçar) é o chamado Capilé de antigamente.

O caldo de cajuzinho do cerrado que foi espremido pra fazer doce, também vira suco. Capilé bem azedo ou cajuado, adoçado e diluído em jarras na hora do almoço.

Foto e receita do acervo de Rafael Lino Rosa

Rafael Lino Rosa é colunista do Jornal Imprensa Criativa, responsável pela coluna “Cantinho da Culinária Goiana”. Toda semana ele fala sobre a gastronomia do Estado de Goiás, mostrando o melhor da culinária.

Professor Dr. Rafael Lino Rosa é goianiense, é Filósofo com licenciatura plena pela UCG. É mestre e Doutor em Ciências da religião pela PUC-GO. Além de Teólogo , pesquisador, e escritor com quatro livros publicados sobre a religiosidade do povo Goiano e do Vilaboense. Possui uma página no Facebook desde 2013, destinada a troca de conhecimento sobre a cultura goiana. “O Cantinho Goiano” Gastronomia, Artes e Cultura. Com mais de 20 mil membros. Rafael Lino Rosa é Comendador do Estado de Goiás pela Ordem do Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados continuamente sobre a cultura do estado. Foi colaborador da Obra Cozinha Goiana de Bariani Ortencio tendo receitas de suas pesquisas publicadas nas últimas edições do livro. Atualmente é professor da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás, cronista e colaborador em diversos jornais e periódicos no Brasil. Reside na Cidade de Goiás.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.