Press "Enter" to skip to content

Ação novembro azul da Unidade de Saúde Básica Luia acontece nesta sexta-feira (17\11), na Cidade de Goiás

Compartilhe

O evento é em prol da saúde do homem, promovendo a conscientização e a prevenção do câncer de próstata e do câncer de boca

Nesta sexta-feira (17\11) será realizada a ação novembro azul, promovido pela Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus Morais de Moura Luia, em parceria com o Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás e apoio da Prefeitura Municipal de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento acontece em dois momentos: o primeiro momento da ação novembro azul será realizado no Colégio Militar João Augusto Perillo, às 16h30min, na saída do passeio ciclístico, conscientizando educadores, alunos e pais, esse momento não será aberto ao público.

O segundo momento será aberto ao público, sendo realizado na Praça do João Francisco, a partir das 18h30min, com atendimentos em saúde, procedimentos em saúde, apresentação cultural da Roda de Viola dos Amigos do Zé Leite e o 1º campeonato de queda de braço do Município de Goiás.

Os estabelecimentos comerciais próximos a Praça do João Francisco estarão abertos para atender o público. Comunica-se que a rua à direita da Praça Jornalista Goiás do Couto será interditada, em frente ao Bobs Lanche e a rua em frente à Sorveteria Cristal também será fechada, sendo mão única na rua em frente à Loja Nova Mundo.

Conversamos com o agente comunitário de saúde da UBS Luia, Fernando de Bastos Ramos, o idealizador do 1º campeonato de queda de braço do Município de Goiás, que estará na programação da Ação Novembro Azul da UBS Luia, ele descreve a importância desse campeonato em relação a ação novembro azul:

‘’A saúde se trata de vencer desafios, superar e se adaptar para prevalecer. Ora em prejuízo, ora com créditos, como uma queda de braço cada oponente é único, e cada sensação de vitória se faz exclusivamente marcante. Da mesma forma cada experiência de derrota nos atribui uma carga de conhecimento, que nos habilita há uma melhor condição para o enfretamento de novos combates.’’

O coordenador da Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus Morais de Moura-Luia, Elisson Rodrigues Marques fala sobre a importância desta ação:

”Historicamente e estatisticamente, os homens não realizam o acompanhamento em saúde, devido a isso, tem uma vida mais curta. Entretanto, esses dados estão mudando nos dias atuais com mais investimento em políticas públicas, tendo uma procura nos serviços de saúde e o Sistema Único de Saúde presente na vida da população.

”Cuidar significa imaginar, pensar e prevenir, com isso, vale a reflexão em ter um cuidado integral ao longo dos anos, inclusive para prevenção do câncer de próstata e câncer de boca.”, reflete o coordenador da UBS Luia.

Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.