Press "Enter" to skip to content

Senador Canedo finaliza Etapa Prévia da Revisão do Plano Diretor

Compartilhe


A prefeitura de Senador Canedo concluiu, neste mês de junho, a Etapa Prévia da Revisão do Plano Diretor Democrático (PDD). Esse primeiro momento foi dedicado à orientação, definição e ajustes entre o Poder Executivo Municipal e a instituição contratada para realizar a consultoria técnica do Plano, o ITCO. Essa etapa também marca o início das ações que irão ocorrer durante todo o processo de elaboração do novo PDD.

A Etapa Prévia é a primeira de seis etapas que vão direcionar a construção do Plano Diretor Municipal. Nesse período foram definidas a equipe técnica do município, que irá realizar todo acompanhamento do projeto, e o local onde será alocada a coordenação do PDD. Foi também nessa etapa que se construiu o portal digital para armazenamento e divulgação de todas as ações realizadas.

Além disso, a coordenação e os técnicos do ITCO realizaram reuniões de nivelamento com todos os integrantes do processo de revisão, formando grupos de trabalho que, posteriormente, irão atuar junto à comunidade, principal interessada no Plano Diretor. Foi, ainda, na Etapa Prévia, que se definiu a equipe de divulgação dos trabalhos e a realização do lançamento oficial do Plano Diretor.

De acordo com o coordenador do PDD, Marcos Vinícius, a etapa prévia ocorreu dentro do que estava planejado, sendo possível realizar todos os ajustes necessários para o bom andamento das etapas seguintes. “Tudo ocorreu dentro do que foi planejado pela Coordenação, em conjunto com a Comissão Técnica. Conseguimos realizar as reuniões e o alinhamento da equipe para dar seguimento às demais etapas.

Segundo explicou o presidente do ITCO, Selomar Breda, a Etapa Prévia é muito importante para definir os vários aspectos do início do trabalho da revisão de um Plano Diretor. Ele conta que começar bem a elaboração do Plano pode definir o sucesso de todo o processo. “Nessa etapa acontece as reuniões da equipe técnica contratada (ITCO) e do núcleo gestor da prefeitura, assim como a integração entre eles, o que proporciona o nivelamento de conhecimento e a definição da forma que será gerido todo o projeto. Outro ponto importante é que essa etapa marca o período em que acontece o lançamento público da revisão – o momento político de iniciar o trabalho. Ou seja, é uma etapa essencial do Plano Diretor”, destaca.

Selomar pontua que o município de Senador Canedo caminha para realizar o trabalho de revisão com o máximo de sucesso, com participação de instituições importantes e uma equipe técnica capacitada. “Senador Canedo está de parabéns! Já finalizou a etapa prévia, que foi conduzida por uma equipe muito técnica do núcleo gestor municipal, com a participação de profissionais municipais e de instituições como o próprio Instituto Federal de Goiás, Câmara de Vereadores e o Ministério Público, que também fazem parte do núcleo gestor e que, nesse sentido, está fazendo um importante acompanhamento de todo o processo, além de toda uma equipe técnica que dá suporte, fiscaliza o trabalho e orienta a consultoria do ITCO”, detalha.

O coordenador, Marcos Vinícius, ressaltou a importância da participação popular para o sucesso nessa primeira etapa. Marcos conta que tem recebido inúmeras sugestões através de canais diversos, como WhatsApp, e-mail e redes sociais. “A participação popular está bem ativa, principalmente pelo site oficial do Plano Diretor e pelo número de WhatsApp. Recebemos sugestões bem interessantes e que serão consideradas durante as próximas etapas”, explica. Marcos reforça, ainda, que todo cidadão pode participar da revisão do PDD enviando sugestões. “O WhatsApp continua disponível, basta enviar mensagem com a sugestão para o número 62 99225-0310 ou pelo e-mail pddcanedo@gmail.com”, destaca.

Texto por Leandro Arantes

More from Líder ProdutivoMore posts in Líder Produtivo »

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.