Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Senador Canedo promove Formação sobre Desenvolvimento Socioemocional na Educação Básica

Compartilhe

A formação continuada é considerada pela Lei de Diretrizes e Bases um direito de todos os profissionais que trabalham em qualquer estabelecimento de Ensino, capacitando docentes para a integração dos educandos nas classes comuns.

A Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou nesta segunda-feira (24), uma formação continuada sobre o Desenvolvimento Socioemocional na Educação Básica, vislumbrando o desenvolvimento integral do educando.

O curso foi transmitido no canal do Youtube da SEMEC em dois turnos: vespertino e noturno. Todos os professores regentes, coordenadores, gestores, agentes educacionais, cuidadores e demais servidores administrativos da Rede Municipal de Ensino de Senador Canedo, puderam participar.

Ela visa compreender o conceito de competências socioemocionais envolvendo o estudo das emoções. Ao longo da história, as emoções foram abordadas de diferentes perspectivas. Dentre todas as abordagens, as competências socioemocionais no contexto escolar, de acordo com a BNCC são: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável, empatia e cooperação.

“Investindo em cursos de formação, reforçamos a preocupação da gestão com a formação contínua dos servidores municipais e garantimos a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados” afirma o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo.

“Trabalhar o Desenvolvimento Socioemocional na Educação Básica, corrobora com a melhoria nas relações internas e externas, as pessoas precisam desenvolver suas emoções e gerenciá-las de forma autônoma e saudável”, afirma a Diretora de Ensino Fundamental, Cristiane Pereira da Silva.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos e precisam conhecer mais sobre o desenvolvimento socioemocional na educação básica.

“O processo de formação integral dos educandos passa pelo desenvolvimento das habilidades Socioemocionais , as quais tornaram-se uma exigência legal das premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Tais habilidades promovem a construção de um ambiente de aprendizagem favorável aos educandos”, pontua a Coordenadora de Inclusão e Ensino para a Diversidade, Giselly Sousa Cantarino.

Para a diretora de Educação Infantil, Viviane Campos, através da Formação continuada, todos os envolvidos com a Educação Infantil do município, poderão ampliar seus conhecimentos sobre o tema e assim, através das interações e brincadeiras no cotidiano desta etapa, propiciar de forma conjunta o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas instituições.

Texto por Máxia Lidyan
Fotos por Marcos Aurélio

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.