Agora, os recém-nascidos passam a receber o registro logo após o nascimento ainda na unidade.
Devido a pandemia, diversos serviços rotineiros deixaram de funcionar e os registros dentro da maternidade fizeram parte deste recuo. A partir desta segunda-feira (06), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SMS), retoma as atividades do cartório de registros dentro da Maternidade Aristina Cândida, uma forma de garantir a cidadania dos pequenos canedenses logo após o nascimento.
O registro é a prova da existência de uma pessoa, todos os outros direitos de um cidadão dependem do registro civil de nascimento, o que concede o acesso à educação, saúde, trabalho, lazer, previdência, entre outros.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde de garantir o registro de todos os nascidos vivos no Brasil, a emissão desta certidão será gratuita e segundo o prefeito Fernando Pellozo, esse trabalho reforça o compromisso da gestão em garantir os direitos de cidadania e bem-estar a toda população.
“O nosso compromisso é com bem-estar de toda a população e isso começa desde o nascimento, agora vamos ter a maternidade toda reformada e pronta para receber as mamães. E agora os responsáveis contam com um aporte maior para registrar seus filhos logo após o nascimento e assim garantir o acesso do pequeno em todos os graus de direitos. Mais uma ação que comprova a nossa preocupação em fazer a cidade se desenvolver no caminho certo”, afirma o prefeito.
O objetivo da ação é erradicar a subnotificação de registros no município e para isso, a emissão do documento acontece na própria unidade, a partir do ponto de apoio do cartório municipal dentro da maternidade, e com isso oferecer uma comodidade maior para os pais.
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho
Comments are closed.