Press "Enter" to skip to content

Pequi sem espinhos é tendência para os próximos anos 

Compartilhe

                                         

Pequi ((nome científico: Caryocar brasiliense) é um fruto típico do cerrado brasileiro, muito consumido pelos goianos e vilaboenses que inspira vários pratos típicos como o arroz com pequi, frango com pequi, molho de pequi, entre outras comidas. A maioria dos simpatizantes do pequi reclamam dos espinhos na hora de roer o caroço da fruta, mas uma novidade está chegando para resolver esse problema, o pequi sem espinhos. 

O Jornal Imprensa Criativa conversou com a Elainy Pereira, pesquisadora da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), ela respondeu perguntas referentes a nova variedade do pequi. 

A ideia do pequi sem espinhos surgiu de algum agricultor ou surgiu de forma natural? 

– A ideia do pequi sem espinho ela não surgiu na cabeça de ninguém, ela surgiu da natureza, um produtor encontrou um pé de pequi sem espinhos em sua propriedade, ele queria multiplicá-lo e não conseguia, então procurou a EMATER e Embrapa Cerrados, pra que ajudasse na multiplicação desse pequizeiro sem espinho. Nós estudamos esse pequizeiro durante vários anos, agora estamos disponibilizando a sociedade. 

Como adquirir essas mudas do Pequizeiro que tem o fruto sem espinhos? 

– Futuramente vai ser através de viveiristas comerciais, que produzem mudas de outras arvores frutificas, passarão a produzir mudas de pequi sem espinhos. 

O pequi sem espinhos vai ser tendência futuramente? 

-Vai ser tendência, porque o pequi sem espinhos é bom para as crianças, idosos, estrangeiros e de fácil industrialização, então vai ser uma grande tendência no futuro. Na minha percepção eu acho que no futuro só será comercializado o pequi sem espinhos, para gourmet, restaurante ele será abandonado, as vantagens do pequi sem espinhos são maiores que o outro. 

Na cidade de Goiás há registro de plantio da muda do pequi sem espinhos? 

– Que eu saiba não, e também mudas saídas dentro da EMATER não, é a primeira vez que estamos disponibilizando essas mudas pra fora da EMATER e Embrapa Cerrados, portanto ainda não chegou à cidade de Goiás. 

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás 

Fotos/divulgação- EMATER

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.