Press "Enter" to skip to content

UFG lança pedra fundamental no distrito de Buenolândia, reconhecendo cientificamente o território formador do Estado de Goiás

Compartilhe

Na segunda-feira (13/12) aconteceu no distrito de Buenolândia-Goiás, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado, o início do evento ocorreu as 15:00 horas.

A Professora Luciana Helena Alves da Silva relatou sobre o reconhecimento cientifico ao território do marco zero de Goiás pela UFG

‘’O evento demarca cientificamente e politicamente o reconhecimento do território de formação secular de Goiás e precede as comemorações dos 300 anos de Goiás, que em 2022 demarca a saída de Anhanguera da Capitania de São Paulo em direção a ocupação do Sertão das Minas dos Goyazes, implantando no Arraial da Barra a primeira casa sertaneja goiana’’.

A mesa redonda reuniu o reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil; a diretora do Câmpus Goiás da UFG, Profa. Margareth Pereira Arbués; a pró reitora da UFG, Profa. de extensão e cultura Lucilene Maria Sousa; a responsável pela tese e o projeto de extensão em Buenolândia, Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado, Profa. Luciana Helena Alves da Silva, o promotor do Ministério Público DR. Edward da Costa Muniz; o Prof. Eguimar Felicio Chaveiro representando o IESA/LABOTER e o Instituto Bernardo Elis, a presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Buenolândia Goiás (AMDBGO); Clarice Cardoso Leite Silva, o presidente do Instituto de História e Geografia de Goiás promotor DR. Jalles Mendonça; o superintendente da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás Nelson Jaime, esteve também presente o Prefeito da Cidade de Goiás Aderson Liberato Gouvea e o presidente da Câmara Municipal de Goiás, o vereador Sidnei Antônio Rosa.

A fala de abertura do evento teve como protagonista Clarice Cardoso Leite Silva, presidente da Associação de Moradores do Distrito, Mulher Aroeira, sertaneja e representante ancestral do Arraial da Barra, em seguida a Direção da UFG, a coordenadora do projeto Casa de Tradições, o representante do Estado, o Prefeito e o reitor da UFG.

Nessa cerimônia aconteceu várias manifestações artísticas, a primeira delas foi a apresentação dos violeiros Claudio e José Leite, leitura da carta da pastoral da saúde às autoridades municipais presentes feita pela mulher Aroeira Domingas Aparecida Pinto Barroso, foram homenageados os sertanejos buenolandenses que já não estão entre nós, com um toque do berrante, a presidente da Associação de Moradores da Buenolândia entregou um vaso de flores para Tonho Pereira, esposo da Aroeira Nica.

A professora Luciana homenageou três dos cinco alunos – da graduação em Arquitetura e Urbanismo UFG Campus Goiás, que participaram dos projetos de extensão e iniciação científica do projeto Casa de Tradições e Paisagens do Cerrado, são eles Nayara Cristina Gonçalves; José William A. Pinto e Eliezer França.

A cerimônia foi encerrada com o lançamento da placa da pedra fundamental, que foi instalada na parede externa da Igreja de Nossa Senhora do Rosario e logo depois ocorreu as bençãos de líderes religiosos das seguintes: Dona Josefa Dionísio da Rocha (Vó Zefa) representou a tradição indígena; Elbio de Brito Silva representou a tradição de matriz africana e o Diácono Dionísio representou as tradições cristãs.

A presidente da AMDBGO, Clarice Leite falou sobre a importância da Pedra Fundamental para o distrito.

‘‘Nós somos os sertanejos, herdeiros das memórias dessa terra do ouro dos arraiais de mineração, há quase 300 anos, onde encanta a nossa casa sertaneja goiana, reconhecida cientificamente agora pela UFG, desde 2018 e seus projetos de extensão, nasce a Associação de Moradores’’.

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa

Fonte: AMDBGO

Imagens cedida pela Profa Luciana Helena

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.