Press "Enter" to skip to content

Seminário de Combate a Violência a Mulher Negra marca os 21 Dias De Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra As Mulheres

Compartilhe

A Semasc – Secretaria Municipal de Assistencia Social e Cidadania na pessoa de sua gestora a Primeira Dama Simone Assis presente pessoalmente e ativamente neste seminário em conjunto com a Diretoria de Políticas Afirmativas de Direito de Cidadania mais especificamente as Gerencias da Promoção da Igualdade Racial e Gerencia de Politicas Publicas para as Mulheres na pessoas das Respectivas titulares Alessia Cristina, Vânia Bandeira e Val de Sá realizou neste dia 24 de novembro de 2022 um excelente Seminário de Combate ao Violência a Mulher Negra.

Todos os anos é comemorado o 25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e os 21 dias de  Ativismo acompanha a esta Campanha Mudial para eliminação da Violencia a Mulher e a Prefeitura Municipal desenvolveu uma serie de atividades no embate sistemático contra a violencia a mulher, à mulher negra e pela Cultura da Paz.

Introdução histórica:

A campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, acontece a partir de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tem como um de seus objetivos propor medidas de combate e enfrentamento à violência. No Brasil, a campanha acontece entre os dias 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 10 de dezembro sendo chamada de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, dando ênfase a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

A campanha objetiva conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra meninas e mulheres em todo o mundo e consiste em uma mobilização anual, envolvendo atores da sociedade civil e do poder público.

 

Tema: A MULHER NEGRA E SUA MAIOR VULNERABILIDADE AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIAS.

A Programação contou com recepção aos convidados, a  composição da mesa apresentação das autoridades presentes se deu as 8:30 e às 9h iniciou-se com  fala da Presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial-COMPIR  Carmelita Gomes que  ministrou sobre o tema: A violência institucional contra a mulher negra  – exemplificou VIOLÊNCIA e RACISMO à mulher Negra.

Em seguida a fala foi da Gerente de Promoção da Igualdade Racial – Vania Bandeira com o tema: As faces da violência contra a mulher negra.

 

Na Sequencia houve a Apresentação de dados da pesquisa IPEA 2015: A violência contra a mulher, explanda pela Gerente de Atenção a Mulher Val de Sá.

Logo em seguida foi facultada a participações e questionamentos das pessoas presentes a participação foi feita por inscrições previas, tempo médio de participação foram de 5 minutos para cada pessoa inscrita, que apresentaram  propostas para a gestão publica municipal no que tange a Promoção da Igualdade Racial e Combate ao racismo e a Violência a Mulher. As Propostas colhidas do comunidade presente estão no final desta materia – confirme.

O encerramento veio com a fala de  Alessia Christina que é a  Diretora da Diretoria de Políticas Afirmativas de Direitos da Cidadania concluidos os trabalhos e externando agradecimentos pelas pessoas presentes, primeira Dama Simone Assis e falando que em ocasiões oportunas comunicará publicamente todas as conquistas já alcançadas por esta Diretoria no combate ao Racismo e a Violência a Mulher que foram muitas.

PROPOSTAS DOS PARTICIPANTES DA AÇÃO – 21 Dias De Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra As Mulheres. 25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

  1. Cota para Mulheres na Câmara Municipal – Val de Sá
  2. Inserção da Capoeira e da Cultura Hip Hop nas Escolas – Pr. Evans
  3. Ações coordenadas e conjuntas com a EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIRETORIA DOS DIREITOS DA CIDADANIA E SUAS GERENCIAS, GUARDA MUNICIPAL ETC. desenvolverem ações em conjunto nas escolas para Diminuir o preconceito, o racismo e a violencia. – GCM Mauricio
  4. Todos os Secretários da Administração Publica devem receber este treinamento de Combate ao Racismo e em Igualdade e devem estar presentes. – Proposta uninime.
  5. Ações conjuntas nas escolas faladas anteriormente pelo sub comandante da GCM.
  6. Seminários de Formação para os agentes Públicos. – Priscila Assistente Social.
  7. Incentivo à cultura Afro Brasileira – Assunto inesgotável – Ana Maria Professora de História
  8. Maior Participação da Sociedade Civil – Geycyla – Presidente da Federação de Mulheres.
  9. Festividade Publicas, em locais públicos, a população Negras, seus líderes, representantes sejam prioridade no mês de Novembro e que a comemoração deste Dia significativo para a população Negra 20 de NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA seja lembrado anualmente em programações municipais e com esta finalidade, honrá-los. Carmelita Presidenta da COMPIR.
  10. Valorização, contratando para eventos públicos que os Artistas Negras e Negros de todas as modalidades das artes, com cachês dignos (tabelados no estado de Goiás). Em todos os eventos públicos, durante todo o ano, nossos artistas sejam lembrados, promovidos, contratados. Carmelita Presidenta da  COMPIR.
  11. Seminários sobre as leis Lei 10.639/2003 e a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio – Para todos os Educadores Municipais.A Primeira Dama Simone Assis ouviu atentamente a cada uma das propostas trazidas pela comunidade e afiançou todo apoio a realização das mesmas.
Texto: Carmelita Gomes - Imprensa Criativa
Fotógrafa: Vitória Carvalho - SECOM Senador Canedo Goiás.

FOTOS DO EVENTO

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.