A Polícia Civil indiciou um engenheiro técnico da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) pela queda de uma caixa d’água que derrubou uma casa e deixou um jovem ferido. Segundo as investigações, a estrutura era dividida em dois reservatórios e o superior estava com mais água que o inferior, o que provocou o colapso.
Em nota, a Sanesc informou que o projeto original do reservatório foi alterado pela gestão anterior da empresa e que a atual gestão não tinha conhecimento dessa mudança. A empresa alegou também que apresentou à polícia relatórios diários que comprovam que não houve falha no controle do volume de água do reservatório e que na data do acidente um técnico atestou que o sistema funcionava normalmente.
O G1 não conseguiu contato com o engenheiro indiciado até a última atualização dessa reportagem.
“Foram duas as causas desse desabamento, ambas de responsabilidade da empresa Sanesc. A primeira é que o volume dos dois reservatórios era controlado por um simples registro. A caixa d’água tinha um reservatório superior e um inferior e a quantidade de água que tinha era controlado por uma pessoa que tinha que abrir e fechar todos os dias”, explicou o delegado Antônio André Santos Júnior.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/X/E/q5I8mnQc25EuPumBaUnA/caixa-agua.jpg)
Caixa d’água cai em Senador Canedo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Ele contou ainda que no dia do acidente, a parte superior tinha 3,5 vezes mais água do que a inferior. Dias antes da queda, esse problema também teria se repetido.
“A segunda causa é que a quantidade de água no reservatório superior era muito maior que o inferior. Isso gerou uma forte pressão que gerou o colapso e consequente queda da caixa d’água”, completou.
O engenheiro foi indiciado por lesão corporal culposa e desabamento. Não foi pedida a prisão do profissional.
Fonte: G1 Goiás.
Comments are closed.