Press "Enter" to skip to content

Feira e-cêntrica volta a ser realizada na Vila Cultural Cora Coralina

Compartilhe

Evento, que retorna após dois anos, será nos dias neste sábado e domingo (11 e 12/6) e terá exposições de livros, zines e artes gráficas

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), volta a receber a Feira e-cêntrica, neste sábado e domingo (11 e 12/06), das 11 às 19h. Neste ano, o evento, conhecido por reunir editoras independentes, é promovido pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, com apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC).

Integrando o calendário nacional de feiras de publicações independentes, a feira conta com exposições e comercialização de livros, zines e artes gráficas, bem como debates. Esses últimos discutem as novas editoras independentes em Goiás, jornais e revistas independentes e a formação de leitores a partir do contato com o livro ilustrado. Os bate-papos acontecerão em formato de lives e serão transmitidos no canal do Youtube da Negalilu.

Neste ano, a mostra também oferece oficinas de aquarela, massinha, carimbo e poesia contemporânea. Elas são gratuitas e acontecem de forma virtual, entre os dias 06 e 11 de junho, no site da realizadora Negalilu (www.negalilu.com.br).

A feira e-cêntrica promove durante as ações presenciais o Palavra Cruzada, um encontro de escritores para estimular a troca de experiências e para fortalecer a difusão da literatura, da poesia e de outras linguagens artísticas. No sábado, as rodas de conversa começam às 15h. Já no domingo, elas começam às 15h30. Entre os convidados, estão Áurea Denise, Denise Fleury, Glauco Gonçalves, Larissa Mundim, Ralf Thibes e Yani Rebouças. 

Para a idealizadora do evento, Larissa Mundim, a mostra tem muita representatividade para o coletivo de escritores. “No período de dois anos, muitos publicadores e publicadoras encerraram atividades, interromperam ou trabalharam em baixa performance. Com a retomada das feiras, a cena da cultura gráfica e da publicação independente começa a acordar”, explica a curadora. 

A última edição da feira aconteceu em 2020, uma semana antes do início do isolamento social devido a pandemia, nos dias 7 e 8 de março. 
 
Programação Virtual

 
07/06 (terça)
19h – Oficina de desenho com aquarela, com Luana Santa Brígida (parte 1). Carga horária: 90 minutos. Vagas: 30. Sala virtual.
 
19h30 – Bate-papo: “Publicações periódicas independentes em Goiás”, com Júlia Lee Aguiar (Jornal Metamorfose), Rosângela Chaves (Ermira) e Alda Alexandre (Revista TEM BASE?!). Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube
 
08/06 (quarta)
18h30 – Oficina de carimbo, com Ana Flávia Maru. Carga horária: 3 horas. Vagas: 30. Sala virtual.
19h30 – Bate-papo: Rompantes da pandemia: novas editoras independentes em Goiás, com Mazinho Souza (Goiânia Clandestina), Thaise Monteiro (Cia de Arte Poesia que Gira) e Goiandira Ortiz (Leodegária Publicações). Carga horária: 90 minutos. Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube
 
09/06 (quinta)
19h – Oficina de desenho com aquarela, com Luana Santa Brígida (parte 2). Carga horária: 90 minutos. Vagas: 30. Sala virtual.
19h30 – Bate-papo: O livro ilustrado para todas as idades, com Melissa Pomi. Carga horária: 90 minutos. Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube
 
11/06 (sábado)
9h – Oficina de massinha de modelar como estratégia de estímulo à leitura, com Larissa Toschi. Carga horária: 3 horas. Vagas: 30. Sala virtual.
10h – Oficina de poesia contemporânea, com beta reis (Roberto Murilo Xavier Reis). Carga horária: 3 horas. Vagas: 20. Sala virtual.

 

Fonte: Secretariad e Cultura de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.