Press "Enter" to skip to content

Dia Nacional da Erradicação da Pobreza

Compartilhe
A celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 1992. Nesta data, o padre francês Joseph Wresinski fez uma Chamada à Ação que inspirou a ONU a consagrar a data.
De acordo com as Nações Unidas, o mundo tem 736 milhões de pessoas vivendo abaixo do limiar internacional da pobreza de US$ 1,90 por dia.

O principal levantamento sobre a fome no mundo aponta que no período de 2018 a 2020 a insegurança alimentar grave atingiu 7,5 milhões de brasileiros, quase o dobro dos 3,9 milhões registrados entre 2014 e 2016. Por outro lado, estudo igualmente confiável aponta que em 2021 o Brasil conta 19,3 milhões de pessoas vivendo em pobreza extrema.

Em primeiro lugar é preciso dizer que “insegurança alimentar grave” é uma definição mais ou menos edulcorada que FAO, Unicef e OMS, responsáveis pelo levantamento, dão para a fome, esse flagelo que hoje atormenta mais de um décimo da população mundial – 811 milhões de pessoas.

Em relação ao Brasil, somados os que passam fome aos que padecem do que aqueles organismos internacionais classificam de insegurança alimentar moderada – ou seja, têm alimentação precária ou estão sob risco de não tê-la todos os dias – são 49,6 milhões de pessoas subnutridas. Em 2014 eram 37,5 milhões.

As iniciativas com foco na alimentação se viram reforçadas com a saída do país do Mapa Mundial da Fome, em 2014 porém o Brasil voltou ao mapa após os desastres econômicos e descaso com programas sociais do Governo Temer e Governo Bolsonaro.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.