Todo segundo sábado do mês, das 9 às 13h, o hall de entrada do Centro Cultural Octo Marques, no prédio do Parthenon Center, no centro de Goiânia, recebe solidariedade. Uma feira criada para vender e divulgar os trabalhos de um grupo de voluntários, que lida com pessoas em situação de vulnerabilidade social, expõe e comercializa produtos artesanais e muita cultura. A 5ª edição da Feira Jornada da Solidariedade, como foi batizada, acontece neste sábado, 25 de fevereiro, e conta com várias atrações. O destaque, desde a primeira edição, fica por conta das fiandeiras e do grupo da terceira idade que fazem apresentações culturais.
A iniciativa é do ator, filósofo e professor de teatro Rômulo Vaz e, segundo ele, a intenção é divulgar o trabalho de empreendedores e entidades que atuam na área social. “Trabalhamos para que alcancem maior visibilidade no mercado consumidor goiano”, explica. A feira terá expositores das áreas da saúde, beleza, culinária e brechós. O evento também oferece à população programação cultural com apresentação das Fiandeiras, dança, exposição artística e recital de poesias.
O início
Em meados de 2022 numa visita à sede do Centro Cultural Octo Marques (CCOM) – unidade da Secretaria Estadual de Cultura –, Rômulo perguntou à administração sobre a possibilidade de desenvolver atividades no hall do CCOM. “Será que poderíamos usar o espaço para alguma atividade que movimente o local?”. O questionamento de Rômulo foi o pontapé que faltava para que se iniciasse uma parceria profícua entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Teatro Solidão Solidária Goiás, do qual ele é coordenador.
Um mês depois, em setembro de 2022, acontecia a primeira edição da Feira Jornada da Solidariedade, com uma importância vital para a sobrevivência de artesãs e artesãos que atuam em atividade com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia da feira, segundo Rômulo, é levar entidades, grupos e ONGs que trabalham com essas pessoas e também com a cultura goiana à visibilidade. “A feira é aberta a qualquer expositor. Nosso papel é jogar luz nos trabalhos que são feitos por pessoas que doam seu tempo e sua vida em prol dos mais necessitados”, explica Rômulo.
Expositores desta 5ª edição
- Teatro Solidão Solidária/Goiás – Rômulo Vaz
- Associação Tio Cleobaldo
- Instituto Arte e Inclusão (Inai)
- Fiandeiras de Goiânia
- Projeto Metamorfose
- Adélia Produtos Artesanais
- Angélica Bonecos de Crochês
- Danila Pedrosa Patrulheiros da Caridade
- Darlene Brechó
- Maria de Fátima
- Helen Cristina Bolo artesanal
- Valeria Artesanal
Feira Jornada da Solidariedade
Data: 25 de fevereiro de 2023
Horário: das 9h às 13h
Local: Hall do Centro Cultural Octo Marques (Edifício Parthenon Center, Rua 4, número 515, Centro – Goiânia).
*Interessados em expor seus trabalhos ou fazer alguma atividade artística, poderá entrar em contato pelo telefone: 98611-1112.
Todas as edições estão divulgadas no Instagram @t.solidaosolidariagoias.
Texto e fotos retiradas do site e da reportagem https://www.revistastile.com.br/voluntariado-e-cultura-da-5a-edicao-da-feira-jornada-da-solidariedade/
Comments are closed.