Press "Enter" to skip to content

Filme Cartas da Loucura de Cleiner Micceno recebe indicações para 5 prêmios no Festival Internacional RIMA

Compartilhe
O Filme “Cartas da Loucura” do Diretor Cleiner Micceno é um documentário experimental, baseado em cartas de ex- pacientes do sistema Manicomial da cidade de Capela do Alto/SP. Todas as representações simbólicas dos surtos, daquilo que chamamos “loucura”, são executadas pelos próprios ex-pacientes autores das cartas, em uma linguagem expressionista.

Esta ousada obra cinematográfica teve 5 indicações no RIMA AWARDS Festival Internacional! Sendo indicado para as seguintes categorias: Melhor Documentário, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Cartaz, Melhor Titulo.

Confira o que o cineasta Cleiner Micceno tem a dizer sobre o filme:

O curta Cartas da Loucura é um documentário experimental rodado em 2018 na cidade de Salto de Pirapora-SP. O curta foi o resultado de oficina audiovisual realizado na cidade por mim, através da POIESIS e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

O curso que eu ministrava tinha como objetivo a linguagem mais poética, e estávamos todos ainda procurando os temas, Salto de Pirapora é uma cidade pequena e estávamos pensando em como poderíamos abordar alguma faceta ainda não descoberta da cidade.

No grupo dos alunos, havia a Fernanda Vieira, que informalmente estava conversando com a gente sobre o trabalho dela no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e falou sobre as cartas que ela pediu ao grupo que ela atendia, cartas que eles contassem sobre seus quadros e como se sentiam durante as crises, e como era isso. Ai me veio a ideia do Cartas, pedi a ela que elencasse as pessoas do grupo que topassem participar do processo, representando a forma q eles sentiam as crises. Não queria atores, queria uma obra documental, que fosse real, era como eles se sentiam, transportar o publico para esse universo que as pessoas chamam de “loucura”, pois a maioria das pessoas tem muitos preconceitos e não imaginam as dificuldades e como eles sentem o mundo ao seu redor. Queria transportar ao publico de uma forma, que eles fossem atingidos e entendessem e respeitassem mais os portadores de quadros psiquiátricos e mostrar que eles podem ser pessoas com uma vida normal e plena. Mas pra isso precisavam de acolhimento e entendimento.

Durante o processo, os três personagens: Lucas, Norma e Dirceu, foram imprescindíveis em todo processo, com suas cartas e suas vivencias, para reproduzirmos com linguagem simbólica e expressionista os dramas passados por eles, as dificuldades, as internações violentas, e a falta de empatia que gira em torno dos quadros psiquiátricos. E disso nasceu toda simbologia, montada juntamente com os personagens, que são os protagonistas, foram dois dias de gravação e vivencias com eles. Trazendo a linguagem experimental e expressionista ao curta, vozes distorcidas durante a descrição de como eles se sentiam.

A trilha sonora da banda industrial Sonido Del Cielo, trouxe uma atmosfera pesada, perturbadora que atinge o publico de uma forma que o espectador não consegue ficar impassível a obra e entra nesse universo e sente na pele a realidade através das vivencias dos personagens.


O lançamento do Cartas da Loucura foi realizado em Brasília em um congresso Nacional de Saúde Mental em 2018. A partir dai participou de vários festivais brasileiros, Filme Convidado do Festival Curta Canedo 2018. Exibido e debatido no Grupo Terapeutico Goiás Sem Drogas, debate especial promovido pelo Curta Canedo Itinerante, na 2° Feira do cinema Goiano em 2018, tema de Debate tambem no Simpósio de Terapias Holisticas de Ceres Goiás em 2019; no Fetival OffCine 2019, inclusive foi indicado a dois dos maiores festivais nacionais de Cinema e TV , o Prêmio Fiesp SESI e o Festival de Cinema de Gramado.  Nesse ano ele já participou do Festival Olhar Periférico e agora indicado a 5 premios festival Internacional RIMA do RJ.

A trajetória do doc, é sempre um alento, pois o tema é delicado e quase nunca abordado , e é um tema que precisa ser discutido, a saúde mental assim como o tratamento dos grupos e assistência necessária para eles terem uma vida digna e respeitada pelos setores da sociedade.
Essa luta é de todas as pessoas para a igualdade de tratamento e oportunidades a todos.

Direção, Fotografia e Montagem
Cleiner Micceno
Roteiro
Cleiner Micceno, Fernanda Vieira, Rosa Garcia e Luciano Camargo e Felipe Norris
Baseado nas cartas dos pacientes que participam deste trabalho.
Produção Executiva
Fernanda Vieira e Cleiner Micceno
Produção de Campo
Luciano Camargo e Felipe Norris. Com: Lucas Ananias, Norma Beatriz, Dirceu Pereira
Elenco de Suporte
Izabella Christine (Mulher Encapuzada);
Fernanda Vieira (Mulher #1);
Rosa Garcia (Mulher #2);
Luciano Camargo;
Fernanda Vieira e Izabella Christine

Cenografia
Luciano Camargo, Felipe Norris e Rosa Garcia
Desenho de som
Cleiner Micceno
Trilha Sonora Original
Sonido Del Cielo
“Adagio” e “Screams of Pain“

Agradecimentos:
Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Salto de Pirapora
Carlos Doles
Carmem Machado
Helio Ortega
Casa Áurea dos Velhinhos:Renato Marcello
Jane Kastorsky e Dorival de Souza
Por: Cleiner Micceno

Reconhecimento

A Produtora Cultural, Curadora do Festival Curta Canedo Carmelita Gomes acompanha a tragetória do filme desde o seu "nascimento, tem uma palavra de reconhecimento ao Diretor Cleiner Micceno, a toda a equipe e distribuidor do filme:

"Gratidao ao nosso distribuidor, excelente por sinal, Joseph Merencio que sempre faz um trabalho excelente. Gratidão toda a equipe do Festival e no nome de Ivann Willig Agradecemos a toda a equipe do RIMA AWARDS. E o que dizer deste filme FABULOZO de Cleiner Micceno o "Cartas da Loucura" desde a primeira vez que o vi me impressionou muito. Além da alta qualidade tecnica, trata de um assunto de que ninguém trata, a sanidade mental, e ainda mais especificamente, de doenças mentais que jogam suas vitimas na exclusão e esquecimento."
"Parabéns Cleiner Micceno pela sensibilidade, e respeito com que trata do assunto neste filme que trabalhou diretamente com os pacientes, quer fizeram um excelente trabalho como atores, e muito mais por  apresentarem suas próprias vidas e dores reais. O Curta Canedo Festival se sente honrado em fazer parte desta história de sucesso! Sucesso a todos nós e vida longa ao RIMA AWARDS Festival! Salienta a produtora.
Biografia Cleiner Micceno

Cleiner Micceno é produtor, diretor e roteirista de cinema e vídeo, oficineiro de audiovisual, curador do cineclube “Filmes Cult nas Quartas”, realizado na Biblioteca Infantil, e fotógrafo. Também atua como Presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo e como curador em festivais, documentarista, produtor de videoclipes, músico e escritor.  Foi contemplado com a LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, pelos documentários “A História do Rock em Sorocaba” e “Arte Urbana”.  Foi premiado no Festival de Filmes de Faina, em Goiás, com três curtas produzidos no projeto “Narrativas Fantásticas”, da Oficina Cultural Grande Otelo. Foi curador, foi juri  e foi oficineiro no Festival Curta Canedo em Senador Canedo Goiás em suas 4 ultimas edições.


Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.