O encontro foi pautado por debates ricos acerca da importância dos conselhos e da rede de atendimento para com as crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Senador Canedo – Semasc promoveu no Tribunal de Júri, Fórum da Comarca do município, a Capacitação para os membros do Conselho Tutelar e demais multiplicadores do Sistema de Garantia de Direitos – SGD. Estavam presentes na capacitação cerca de 100 (cem) pessoas.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA é um órgão deliberativo que faz parte do Poder Executivo Municipal e atua no atendimento da criança e do adolescente em todos os níveis. Com o intuito de capacitar os profissionais e todos aqueles que fazem parte da rede de atendimento, e com as crescentes dificuldades e demandas, surgiu a oportunidade de realizar essa qualificação com o profissional consultor e palestrante Luciano Betiate, que atua há muitos anos com o tema.
Segundo ele, “é muito importante, primeiramente falar sobre a importância do momento que estamos vivendo aqui, parabenizar a administração municipal que decidiu investir em qualificação não só para o conselho tutelar, mas pra rede que está aqui. Aqui tem o conselho municipal dos direitos, conselho tutelar, pessoal da saúde, da assistência, da educação, da segurança pública. O município de Senador Canedo fez uma coisa muito importante que reuniu toda a rede para ouvir e falar sobre o conselho tutelar.”
Ainda, ressaltou a importância que o conselho tem na defesa dos direitos e garantias da criança e do adolescente, onde o município de Senador Canedo se destaca, ampliando a rede de atendimento com outras frentes.
Outro ponto importante que ele ressaltou, é a atuação de cada um da rede no sentido de cumprir o seu papel, isto é, zelar e garantir os direitos da criança e do adolescente.
A “rede de atendimento” à criança e ao adolescente é uma frente que conta com vários profissionais de diversas áreas. Essa rede atua de forma integrada, e todo o processo desde o primeiro atendimento, o diagnóstico do problema até o encaminhamento são mecanismos necessários para que o sistema funcione eficazmente.
Para a Secretária da Semasc, Simone Assis, essa capacitação trará vários benefícios para o município, pois o palestrante e professor é uma das maiores referências nacionais no assunto, e os profissionais que participaram sairão com outra visão e mais capazes de atuarem no dia a dia no atendimento à criança e ao adolescente. “A gente está vendo que na prática isso vai acontecer de maneira mais segura para eles. Então, eles vão trabalhar com mais segurança, com mais eficácia e com mais entendimento”, pontua.
Comments are closed.