Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933 em uma casa na
Rua do Meio, como era chamada uma das três ruas de Cristianópolis. Ele é o segundo
de cinco filhos. Filho do fazendeiro Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris Rezende passou boa parte da infância e adolescência na Fazenda Canastra.
Em 1949 Iris e a Família decidiram se mudar para Goiânia em busca de oportunidades de crescimento econômico. O pai de Iris, Filostro Carneiro Machado, vendeu a fazenda em Cristianópolis para buscar alternativas de investimento e de educação para os filhos na nova capital.
Iris Rezende se interessou por política por meio dos movimentos estudantis onde presidiu simultaneamente dois grêmios, o Castro Alves, da Escola Técnica de Comércio de Campinas, e o Félix de Bulhões, do Liceu de Goiânia.
Formou-se em Direito e ingressou na política na década de 1950, e elegeu-se vereador de Goiânia em 1958 sendo o mais votado com 1548 votos, o recém-eleito vereador tinha 24 anos de idade. Ocupou funções como vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador. Tradicional político de Goiás, Iris Rezende assumiu diversos mandatos como prefeito de Goiânia, além de ter sido governador do estado de Goiás em duas ocasiões. Tornou-se uma figura importante, chegando a assumir cargos nos governos de José Sarney e de Fernando Henrique Cardoso.
Iris Rezende faleceu no dia 9 de novembro de 2021, em São Paulo-SP após 3 meses internado em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) A família de Iris Rezende optou por realizar o velório e o enterro em Goiânia, cidade onde morava e na qual passou boa parte de sua vida política.
Vários políticos prestaram homenagens e publicaram nota de pesar. Abaixo a nota publicada pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
“Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado.
A sua esposa Iris, aos familiares, amigos, companheiros e admiradores de Iris Rezende, meus sentimentos e solidariedade.” – Luiz Inácio Lula da Silva.
O governador Ronaldo Caiado decretou luto no estado, que já chorava a morte da conterrânea de Iris Rezende também nascida em Cristianópolis, a cantora Marília Mendonça que morreu num acidente aéreo no dia 05 de Novembro de 2021. Em sua rede social Caiado escreveu:
“Durante minha campanha ao Senado Federal, passei a conviver frequentemente com Iris Rezende Machado. A paixão por Goiás, o sentimento de paternidade por Goiânia, os gestos, as ações e a história comprovam o quanto Iris foi um homem público exemplar.” – Ronaldo Caiado.
O corpo de Iris Rezende Machado será enterrado às 17h desta terça-feira, 09 de novembro de 2021 no cemitério Santana, em Goiânia.
Comments are closed.