A Organização Vilaboense de Artes e Tradições- OVAT e a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos em atendimento as recomendações dos Decretos da Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás, do Governo do Estado de Goiás, e, ainda ao que dispõe a Diocese de Goiás que foi anunciado no dia 18/03, o cancelamento das procissões da Semana dos Passos, das Dores e a Semana Santa, por conta da Pandemia do COVID-19 ( conhecido como o novo coronavírus ), pelo fato de haver aglomerações de turistas e fiéis nas manifestações artísticas e religiosas, podendo espalhar o vírus, obedecendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde-OMS.
As Igrejas católicas ficarão abertas durante todo o dia, com restrição de higienização na entrada e saída. Haverá missas no Santuário do Rosário, na Catedral de Sant’ana e na Paróquia de Santa Rita, só com os celebrantes, a equipe litúrgica e o coral, reduzidos em até 6 pessoas. As celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais de cada Igreja.
A Prefeitura disponibiliza em seu canal do YouTube vídeos das procissões e manifestações culturais, produzidos entre 2013 a 2019 pelo cineasta Pedro Diniz. Os documentários serão exibidos sempre no mesmo horário que acontecia procissões, confira o link abaixo do canal para assistir os vídeos.
https://www.youtube.com/
Já está disponível no YouTube, a gravação da Procissão do Fogaréu de 2007, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN da Cidade de Goiás em parceria com a OVAT, a partir do livro Luzes e Trevas: Itinerários da Procissão do Fogaréu em Goiás do autor Clovis Carvalho Britto. Segue abaixo o link do vídeo que documenta a Procissão do Fogaréu.
https://www.youtube.com/watch?
A tecnologia tem ajudado a rever as procissões, missas e manifestações artísticas/culturais através dos vídeos das diversas redes sociais no conforto da sua casa, ocupando o vazio do ao vivo e inédito. Rodrigo dos Santos e Silva- Presidente da OVAT relatou com exclusividade, que estuda a possibilidade de haver a Procissão do Fogaréu em uma das quartas-feiras do mês de outubro, se não haver chuva nesse período ou outro motivo por força maior.
Higor César Ferreira- Repórter da Cidade de Goiás
Be First to Comment