Press "Enter" to skip to content

Caveira de Aço ainda é o único vilaboense a participar do BOPE, conheça a história do militar

Compartilhe

O Sargento Francisco Dias é ex-militar do Exército, multiatleta, escritor, palestrante, bacharel em Direito, pós-graduado em ciências criminais e ainda é pregador da palavra de Deus Ele vem se destacando nas redes sociais, ficou conhecido pelos videos curtos, cortados do podcast em que ele participou 

Francisco Dias nasceu e foi criado na cidade de Goiás, ele veio de uma infância pobre, criado no garimpo, teve outra profissões antes de ingressar na carreira militar, foi servente de pedreiro, operário em uma fábrica, cobrador e trabalhou no Pró-Cerrado. Aos 18 anos saiu da sua terra natal e buscou o sonho de seguir carreira no Exército brasileiro, em Goiânia.

”Participei de um rigorosa seleção em 2009, onde se iniciaram 11 mil jovens de todo o país, para a Unidade de Forças Especiais do Exército Brasileiro, onde conheci os comandos e operações, especiais, depois outra seleção com 400 jovens, fiquei entre 100 selecionados no final, foi um ano de formação no Exército, nas operações especiais, onde menos de 50 jovens se formaram, a preparação foi rígida, dolorosa e labutosa.”, diz Caveira de Aço.

No mesmo ano, Sargento Dias se formou em comandos, ele é o comandos 795 da história do país, de mais de mil formados, é o curso mais difícil do Exército brasileiro, que inclui preparação física, psicológica, intelectual e um forte treinamento de liderança. O curso tem um um dos treinamentos mais difíceis do mundo, o chamado de TRL( Treinamento de Reação e Liderança).

Após o curso de comandos, o vilaboense se formou no curso de paraquedista, depois no curso de montanha, selva, caatinga, de operações aquáticas e Pantanal. Ele permaneceu por 4 anos no Exército Brasileiro, nas Forças Especiais.

”Nesses 4 anos eu consegui grandes façanhas, fiz parte da pacificação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no ano de 2010, no mesmo ano fiz a segurança aproximada do destacamento contra terrorismo, do então presidente Barack Obama, em Brasília e no Rio de Janeiro, fazendo incursão na Cidade de Deus.”, conta o militar.

Caveira de Aço fez também várias operações na selva, em conjunto com órgãos, com outra forças, nas fronteiras da Bolívia, Colômbia e Paraguai. Além de simulações de vivências, o Sargento esteve grandes operações reais, em conjunto com o Ibama, com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

No Rio de Janeiro, Dias fez treinamento no Batalhão de Operações Policiais Especiais- BOPE PMERJ e na Coordenadoria de Recursos Especiais-CORE. Ele participou da garantia da lei da ordem.

”Até o momento nas pesquisas que eu fiz, sou o único vilaboense a participar do BOPE.”, ressalta o Caveira de Aço.

Sargento Dias teve um grande feito no Exército Brasileiro com sua equipe, com uma das maiores marchas da história do Exército Brasileiro, a Operação Condor, realizada no final de 2010 e começo de 2011. O campeonato é realizado entre o comandos especiais, há oficinas onde os guerreiros passam de 2 a 3 dias sem dormir, a equipe dele chegou primeiro, ganhando um troféu.

”Com armamentos, municação e mochilas pesadas percorremos 189 km, saímos antes do Salto de Corumbá e chegamos no patio do batalhão de comandos, no Bairro Jardim Guanabara, em  Goiânia.”, explica Dias.

O vilaboense esteve em vários cursos pelo Brasil, muita experiência profissional nos 4 anos do Exército. Ele também foi instrutor/monitor das operações de comandos entre 2010 e 2012.

”Em 2016, ministrei instrução na Força Nacional de Segurança publica e outros cursos especializados, no Estado de Goiás, instrui cursos do COE, ROTAM e outras instuiçoes. Hoje sou instrutor da Academia de Polícia.”, conta o Sargento Dias.

Em 2014, após o deixa o Exército, ele fez o concurso e ingressou na Polícia Militar do Estado de Goiás, passou também no concurso da Polícia Civil, mas dias optou pela PM. Dias esteve na Companhia de Operações Especiais, que pouco meses depois do seu ingresso, passou a se chamar Batalhão de Operações Especiais-BOPE.

”Fiquei quase 7 anos no BOPE, tiver várias operações contra facções criminosas, tivemos operações em dezenas de cidades de Goiás, em conjunto com todas as unidades operacionais do Estado de Goiás e parceria com as polícias dos Estados de Tocantins e Mato Grosso.”, descreve o Caveira de Aço.

Francisco também tem experiência no campo didático, ele é formado em segurança pública, é bacharel em direito, pós graduado em ciência criminais, foi professor de vários cursos preparatórios para concurso. Ele é habilitado para advogar, com o o título da OAB.

Sargento Dias, O Caveira de Aço é reconhecido nacionalmente por ministrar palestras do campo motivacional, no eixo de segurança, relações humanas, liderança e liderança extrema, ele se considera professor instrutor/palestrante mental.

Hoje o Instagram Caveira de Aço, é um dos mais seguidos deste seguimento, o Tik Tok do vilaboense também tem um número considerável de seguidores.

Instagram: https://www.instagram.com/caveiradeaco.oficial/

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@caveiradeaco.oficial

YouTube: https://www.youtube.com/@caveiradeaco.oficial

Higor César Ferreira-Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Foto da capa- Pod cast Fala Glauber

Outras fotos- acervo Caveira de Aço

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.